Mito x Verdade

Misturar gasolina e diesel são sinônimos de economia?

O aumento do combustível causa espanto em muitas pessoas e soluções para buscar uma economia considerável são tomadas sem muito respaldo técnico. 

Para começar, devemos ter o conhecimento que misturar combustíveis só é permitido quando o carro é flex, sendo possível misturar etanol e gasolina, jamais o diesel.

Pode parecer algo simples de se explicar, mas a questão veio à tona quando vídeos publicados por pessoas sem conhecimento sobre os automóveis destacaram uma melhora e economia ao abastecer seus veículos movidos a gasolina. 

Mas qual o problema da mistura?

Carros movidos a gasolina e etanol (contando o veículo flex) precisam da centelha da vela de ignição para realizar a queima adequada do combustível, já o diesel ‘explode’ de forma direta pela compressão no cilindro.

De acordo com o site AutoEsporte, muitos incêndios nos modelos Chevrolet Onix poderiam ter sido causados pela mistura inadequada dos combustíveis, onde a pré-ignição é causada (pois a mistura do ar-combustível entra em combustão antes da subida do cilindro), sem falar nos danos ao motor. 

Então tome muito cuidado ao misturar combustíveis em seu veículo. Abasteça somente gasolina para carros movidos a esse combustível, etanol para seus dependentes, misture quando for flex e coloque diesel apenas nos automóveis que utilizam ele para rodar.

Esperamos ter ajudado vocês com a resolução desse: Mito x Verdade

Fonte: AutoEsporte

Receba Nossas Novidades e Ofertas no seu E-mail